É possível pensar um futuro
livre de manchas e desumanidade.
A moda com sustentabilidade
garantindo de modo seguro
o equilíbrio desse bem mais puro
a ser levado por outras gerações,
guiando avante nossas tradições
em um caminho de perseverança
de coragem, sonhos e esperança
em novas formas de preservações.
[Agda]
O artista plástico Luiz Carlos foi uma das inspirações para "Nós Sulanca", com a visita a sua oficina-galeria “Artes em Sucata”, em Brejo da Madre de Deus-PE. O artesão começou a trabalhar com sucata em 2007 e faz o reaproveitamento de resíduos metálicos, sucatas, peças que seriam descartadas, pedrarias e itens ecologicamente coletados do meio ambiente, através da técnica “catamisto”.
Suas fontes de inspiração são animais, plantas, personagens e cenas sertanejas, do cotidiano nordestino, veículos, máquinas, utilitários. Uma de suas obras, "Toyota", está exposta no Museu da Sulanca. Ficou em terceiro lugar no ranking das peças mais votadas da Galeria de Reciclados da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte 2018) com “Simplicidade Nordestina” e recebeu o prêmio aclamação na 20ª edição da Fenearte (2019) por “Coração de Pedra, energia das montanhas”.
As obras de Luiz Carlos expostas no circuito "Diálogos" de "Nós Sulanca" foram confeccionadas com sucatas que iriam degradar a natureza.
Estar em Santa Cruz do Capibaribe,
terra árida, clima seco,
é sinônimo de força, empreendedorismo.
Do tecido bruto, emendado, nasceram os embriões corporativos (os fabricos)
e todo um povo destemido, que se tornou conhecido nos mais remotos recantos,
centros do nosso país e do mundo.